A arte de fazer arte

Como todo mundo pode ler no "Sobre Mim?" do blog, uma das minhas paixões é artesanato. Já tive a fase de pintar quadros, a fase da costura, do feltro, do patchwork, do desenho, (você sempre encontrará algo feito por mim aqui em casa) e agora descobri a decoupage.

A decoupage existe há bastante tempo e consiste em usar papéis ou tecidos para decorar madeira, vidros, latas e etc. O tipo de decoupage que faço é com papéis e geralmente utilizo a madeira (já fiz em latas também), não faço como forma de renda, para mim é uma terapia, faz com que eu me sinta bem, me distrai, me alegra, enfim, me faz bem. Mas muita gente utiliza como um modo de ganhar dinheiro e é interessante também.

Logo quando comecei arriscar os primeiros trabalhos de decoupage saiu coisinhas bem "tosquinhas", haha, afinal, ninguém nasce sabendo não é mesmo? Mas depois fui aprendendo um pouco mais da técnica, assisti vários vídeos e fui aprimorando. A minha última criação, talvez a que eu mais gostei até hoje, foi uma caixinha muito fofa, com um tema que adoro: borboleta.


Amei o jeitinho que as cores combinaram.



Os dois tons que usei são bastante contrastantes, mas no final deram um efeito que gostei muito na caixinha, não sei explicar o quê, mas gostei.



Essa é a cor que usei na tampa e na parte interna da caixa, é a cor Goiaba Queimada - Novo Tom da Acrilex.



Os arabescos e o desenho de borboleta com texto de fundo são feitos com carimbos.



Na base da caixa usei esse guardanapo específico para decoupage que é uma fofura, super delicado.



Esse aplique de MDF vem em pacotinhos com dois, eles vêm assim, como está na foto e você pode usar a criatividade e deixá-los como quiser.



O aplique que aparece na caixa eu usei a cor Marfim da Acrilex, e depois carimbei arabescos com a cor Goiaba Queimada.



Cada vez que vou na loja adquiro o novo pincel, é por não ter um só pois dependendo do trabalho que vai fazer o tipo de pincel pode mudar, tem os maiores, os mais fininhos, o de cerdas duras, os de cerda macia, enfim (eu gosto de pincéis, haha).



Enfim, aqui estão os carimbos que usei, são plaquinhas de madeira e a parte que você utiliza para carimbar é feita com um material de silicone. 



Os meus, comprei em uma loja aqui na cidade chamada Domil, eles podem ser encontrados em lojas de artesanato e pesquisando na internet encontrei uma página no Facebook onde eles são vendidos também, a página se chama Loucas por Caixas.



O guardanapo para decoupage também adquiri na loja aqui da minha cidade, mas já vi vendendo no site da Americanas.com e já fiz compras nele (não de guardanapo, ainda) e o considero segundo, chega no prazo e direitinho.

Geralmente, minha inspiração surge na loja em que compro os guardanapos de decoupage, vejo um que gosto, aí já surge na minha cabecinha criativa cores de tinta que combinem, apliques que possam ser usados, carimbos, enfim, compro tudo, corro para casa e ponho os planos em prática.

Nem sempre me agrado com o resultado, mas sempre tem alguém que gosta e pede de presente, e só isso basta para fazer valer a pena o tempo que gastei fazendo, e acho que é ai que se concentra toda graça de qualquer tipo de arte, agradar as pessoas, afinal, não fazemos só por nós mesmos, o prazer de executar é individual, mas de ver o resultado é coletivo.

Esperam que tenham gostado da minha caixinha  e tenham se inspirado, ou para fazer uma também ou algum outro tipo de arte, ou qualquer tipo de coisa que faça se sentir bem, porque é isso o que importa. Beijinhos!

Um comentário:

Oi! Vem sempre aqui? Bem, seja bem-vindo de qualquer forma, e sinta-se livre para dar sua opinião. Beijinhos!